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Problemas de relacionamento com seus colegas?

Experimente incorporar estes comportamentos ao seu ambiente de trabalho e veja como ficará melhor seu Relacionamento Profissional.

1: Saiba qual é o seu espaço

Adote um estilo e um linguajar para cada pessoa com quem você se relaciona e não caia na tentação de acreditar que todos são iguais perante a lei, pois não são. Também não se permita adotar uma postura íntima das pessoas só porque você trabalha com elas. Torne-se cordial e aberto, mas jamais íntimo. Lembre-se de que você está no seu trabalho.

2: Leve prazer para as pessoas

As pessoas deixam de lado ou ignoram as coisas e pessoas desagradáveis. Torne-se agradável para as pessoas e elas o procurarão e lembrarão de você. Como não se pode agradar a todos por todo o tempo, procure agir desta forma a maior parte do tempo.

3: Se for criticar, faça-o indiretamente

Às vezes, é necessário fazer alguma crítica sobre um determinado assunto ou colega de trabalho. Neste caso, seja o mais indireto e elegante possível. Não reclame o tempo todo do seu chefe ou de colegas de trabalho. Honestidade em excesso é uma grande bobagem. Você não deve acreditar que as pessoas estejam tão interessadas nas suas críticas, mesmo que elas tenham razões para isso. O uso do sarcasmo em excesso gera uma marca indelével no profissional, e demora tempo até que as pessoas se livrem da marca.

4: Seja o seu maior crítico

Critique-se o tempo inteiro. Durante o expediente de trabalho, muitas pessoas estão observando o que você faz, o seu comportamento, os seus gestos e suas palavras. Seja seu próprio espelho e critique-se sempre.

5: Não se exponha

Deixe para outras pessoas a função de falar de você ou de chamar a atenção sobre o que você faz. Atrair a atenção de forma desmedida é ao mesmo tempo atrair a desconfiança e a inveja alheias. Seja modesto e atue de forma “low profile” quando o assunto for os seus próprios feitos. Uma forma de ser notado de forma moderada é adotar um estilo próprio, particularmente seu no vestir, no falar e no portar-se. Diferencie-se de seus pares, formando uma “imagem” diferente.

6: Cada um é cada um

Jamais cite comentários sobre gosto pessoal ou aparência das pessoas, principalmente se forem coisas contadas a você. Preserve a identidade das pessoas com quem você convive no ambiente de trabalho.