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Anteriormente, falamos sobre o que é preciso para ser um líder de sucesso, mas, mesmo assim, você pode ter ficado com o seguinte questionamento: como liderar uma equipe?

Enquanto algumas pessoas têm um senso de liderança natural, outras podem se sentir um pouco confusas em algumas situações, afinal, a liderança de equipe é bastante versátil e não é mais pautada apenas pela hierarquia, mas sim por um conjunto de comportamentos assimilados e aprimorados diariamente, com paciência, respeito e empatia, alinhando expectativas e interesses da organização e dos colaboradores.

Separei então algumas dicas para que você obtenha sucesso na complexa (mas prazerosa) tarefa de liderar uma equipe:

Tenha e transmita confiança

Quando falo em confiança, isso significa confiança como um todo. O bom líder deve ter segurança no que diz, mas também ter convicção e firmeza para mudar de opinião quando necessário. Mudanças são oportunidades, e essa flexibilidade não é sinônimo de ser volúvel, mas sim um sinal de que você é capaz de fazer escolhas sensatas e assertivas levando em consideração cada circunstância. Antes de agir, lembre-se apenas de que todas as decisões precisam ser bem pensadas e planejadas e atue com confiança.

Passar confiança para a sua equipe também é essencial. Basta uma colocação infeliz ou imposição sem diálogo para que os colaboradores fiquem com um pé atrás, por isso, faça promessas coerentes e mantenha sua palavra, honrando desde aumentos de salário à melhores condições de trabalho. Sua habilidade de transmitir credibilidade ao grupo é fundamental e faz com que os colaboradores retribuam, confiando mais em você e no seu papel de líder.

Outro fator que aumenta a confiança dos colaboradores e indica que você tem boas habilidades em liderança de equipe é saber identificar e reter talentos. A baixa de rotatividade de funcionários demonstra que o líder e a organização estão comprometidos em atender as necessidades dos colaboradores. Essa confiança é extremamente positiva, uma vez que faz com que eles se envolvam mais com o trabalho, ficando mais dispostas e nutrindo um sentimento de pertencimento em relação à organização.

Trabalhe em equipe

Uma equipe sem um líder comprometido não vai muito longe. Ao liderar, é preciso demonstrar que você se importa e trabalha pelo sucesso do grupo, colaborando para alcançar o mesmo objetivo. Essa clara cooperação estimula e dá voz aos colaboradores, ajudando também a transmitir os valores e visão da organização de forma clara.

Para que essa colaboração exista e seja verdadeira, porém, é preciso ser claro e direto ao se comunicar.. Esteja disponível para tirar dúvidas, saiba bem tudo o que se passa e quais as funções de cada pessoa, e se envolva nos processos. Estar mais próximo e contribuir abertamente não significa que você irá perder sua autoridade, mas é importante encontrar um equilíbrio entre as pressões externas. Tenha em mente que impor regras e processos muito rígidos pode desmotivar e barrar a criatividade da equipe e lembre-se que o feedback é muito importante, pois é dessa forma que as pessoas irão enxergar os resultados do seu trabalho, entendendo seus pontos fortes e o que é necessário desenvolver para as próximas tarefas. .

Assuma responsabilidades

Ser encarregado da liderança de equipe significa estar sempre preparado para assumir responsabilidades, pois são os líderes que estão à frente do grupo, guiando e conduzindo os colaboradores. Um líder que culpa as pessoas pelos problemas ocorridos não consegue ganhar a confiança de sua equipe, por isso, seja honesto consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor e assuma a responsabilidade pelos erros cometidos, mas sempre deixe claro que o compromisso é de todos e que sem o comprometimento de cada um não é possível atingir os resultados almejados.  

Uma forma eficaz de construir confiança entre os colaboradores e criar uma dinâmica de trabalho eficiente é compartilhar as responsabilidades entre o grupo. Ao delegar atividades, o líder promove uma sensação de pertencimento a cada um, melhora o fluxo de trabalho e pode até mesmo resolver conflitos: se todos se sentem parte do processo, todos trabalham pelo seu sucesso.

Motive os colaboradores e demonstre como seus esforços estão ajudando a empresa. Envie agradecimentos por e-mail, recompense a criação de ideias e bons resultados e, mais importante, não deixe de celebrar cada vitória.